sexta-feira, 17 de agosto de 2012

Disseram que o "apartheid" terminou... Mas a Luta de Classes continua

Imagem do acontecimento em Marikana
Pelo menos 30 mineiros que se manifestavam em uma mina na África do Sul morreram nesta quinta-feira por disparos das forças de segurança, confirmou hoje o ministro da polícia sul-africano, Nathi Mthethwa.
Mthethwa declarou à emissora "Talk Radio 702" que também há "muitos" feridos na mina de platina da empresa Lonmin em Marikana, a 100 quilômetros de Johanesburgo, onde os agentes abriram fogo contra mineiros armados com machetes e paus.
Em comunicado oficial, o presidente sul-africano, Jacob Zuma, se declarou "comovido e consternado por esta violência sem sentido".
"Acreditamos que há espaço suficiente em nossa ordem democrática para resolver qualquer disputa mediante o diálogo, sem violência e sem descumprir a lei", acrescentou Zuma.
Os distúrbios nesta mina começaram na sexta-feira passada e, antes da tragédia desta quinta, já haviam falecido dez pessoas em incidentes violentos entre os próprios manifestantes e em confrontos dos mineiros com as forças de segurança.
O conflito começou pela disputa entre dois sindicatos rivais, a majoritária Associação de Trabalhadores da Mineração e Construção (AMCU) e a União Nacional de Mineiros (NUM), iniciada há uma semana, logo após a declaração de uma greve.
A polícia desdobrou desde então um amplo dispositivo para conter os manifestantes, que a imprensa sul-africana calculou em cerca de três mil pessoas.

Notícia extraída da Folha Online

Pensata:  A questão não é o "apartheid"... Mas sim que a exploração da burguesia branca sobre os negros continua.

4 comentários:

n disse...

Aquando dizes "A questão não é o "apartheid"... Mas sim que a exploração da burguesia branca sobre os negros continua", dizes tudo!

Nun'Alvares disse...

Desculpe-me, mas a minha assinatura saiu incompleta no comentário acima.

Joelma disse...

Os negros de fato continuam a ser os grandes explorados na África do Sul!

Os valores mais recentes estimados para as raças são de 79,3% de negros, 9,1% de brancos, 9,0% de mestiços e 2,6% indianos e demais asiáticos.

Veja que a imensa maioria é composta de negros (que ainda vivem em grande parte nas favelas e/ou guetos), que somados aos indianos e demais asiáticos totalizam 90,9% da população.

Jonga Olivieri disse...

Logo vi que era tu, ó pá! Até pelo "ene"...